(foto: divulgação) |
O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. A campanha para o auto-exame e prevenção do câncer de mama tem alcançado a cada ano um número maior de pessoas, levando informação e o alerta.
Esse tipo de câncer ocorre tanto em mulheres como em homens, em menos de 1% dos casos registrados. De acordo com o Programa do INCA III do governo, o câncer de mama é a primeira causa de mortes por câncer nas mulheres brasileiras. Há variações por região como o caso do Norte e do Centro-Oeste em que a primeira causa é o câncer do colo do útero.
Como orientação geral do site prevencao de cancer, toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o autoexame das mamas. O primeiro exame clínico deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente. Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura.
(foto: divulgação) |
Programa do INCA III diz ainda que todas as pessoas podem desenvolver a doença, mas há fatores de risco que podem aumentar as chances. Não significa necessariamente a causa da doença e dependendo da literatura pesquisada há divergências, em todo caso é interessante analisar:
Fatores hormonais e reprodutivos:
- Menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos)
- Menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos)
- Idade do primeiro parto após os 30 anos
- Nuliparidade (nenhuma gestação)
- Lactação, anticoncepcional e medicação para reposição hormonal durante a menopausa ainda não são consenso nos estudos científicos. Todavia, se consideramos outras pesquisas sobre outros contextos fica claro que uma amamentação prolongada e o não uso de anticoncepcional ou controle hormonal tendem a ser mais benéfico ao organismo em geral.
- Tanto para mulheres quanto homens deve-se observar se há casos na família como mãe e irmã, especialmente se a doença tiver ocorrido antes da menopausa.
- As mulheres que já apresentaram câncer em uma das mamas têm maiores probabilidades de desenvolver na outra mama. Os fatores de risco que podem ter levado à primeira constatação permanecem e se direcionam à outra mama.
- Radiação
- Dieta rica em gorduras
- Sedentarismo
- Tabagismo
- Alcolismo
- O uso de desodorantes com metais pesados como o alumínio ainda está em estudos, mas de acordo com Anvisa há sim um risco associado mesmo que mínimo e que não apresenta um alerta. Neste caso, assim como nos demais fatores apresentados é interessante se fazer uma avaliação pessoal.
Câncer e o Veganismo
Em relação aos fatores hormonais, não usar anticoncepcional ou medicamentos testados em animais e com ingredientes de origem animal é contribuir para a não exploração animal. Entendemos que nem todas as mulheres podem usar outros métodos tão eficazes e acessíveis, mas se você puder escolher consulte seu ginecologista e pergunte.
A dieta vegetariana excluí todos os ingredientes de origem animal. É rica em fibras, açúcares, proteínas, vitaminas e minerais e no geral, baixo teor de gordura contribuindo para a prevenção de doenças como câncer.
Atualmente, há uma tendência para o consumo de cosméticos orgânicos e naturais, mas a grande maioria dos desodorantes disponíveis nos supermercados ainda são com ingredientes inorgânicos e com metais pesados como o alumínio. Em alguns sites de revendedores e com os pequenos produtores locais podemos encontrar produtos caseiros, artesanais ou industrializados não testados em animais, livre de ingredientes de origem animal e alumínio. Veja mais aqui no blog Um Ano Sem Lixo. De bônus uma receita de desodorante caseiro da Bela Gil aqui receita desodorante caseiro.
Sobre o Tabagismo, posso dizer que vai contra a filosofia vegana já que os cigarros comercializados são testados em animais, além de promoverem danos ambientais e para a saúde humana. Saiba mais aqui testes em animais e aqui produção de fumo.
Projeto Uma Tatuagem Por Uma Vida Melhor
É um projeto criado pelo artista Miro Dantas para atender gratuitamente mulheres que passaram por câncer e mastectomias, ajudando a recuperar a autoestima. É um lindo projeto que vale a pena conferir aqui uma tatuagem por uma vida melhor.
Fundação Laço Rosa
Além da prevenção ao câncer de mama, há projetos sociais para auxiliar o tratamento e oferecer qualidade de vida às pessoas que estão na luta pela vida. A Fundação Laço Rosa por exemplo, conta com o projeto Banco de Perucas em que é possível doar cabelos naturais e contribuir para a autoestima das mulheres que passam por quimioterapia e tem a queda dos cabelos. É possível também adquirir produtos e fazer doação para ajudar os projetos da Fundação.
Contribua conosco e deixe sua opinião, caso conheça mais projetos a favor da vida e combate ao câncer de mama conte para nós!
Abraços,
Nayara Assunção
Fontes pesquisadas:
http://www.anvisa.gov.br/divulga/informes/antitranspirante.htm
http://www.criasaude.com.br/N6468/doencas/estatisticas-cancer-de-mama.html
http://www.cccancer.net/dicas-para-prevencao-do-cancer-de-mama/
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/print.php?conteudo=263
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2956
http://www.prevencaodecancer.com.br/cancer-de-mama.html
http://www.cancerdamama.com/categoria/prevencao/
http://www.cancerdamama.com/sintomas-e-diagnosticos/cancer-de-mama-no-homem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário