A carne de seitan pode ser utilizada para receitas salgadas e tem a aparência de carne bovina. É feito a partir da farinha de trigo e água, por isso não é indicada para quem faz dieta restrita ao glúten ou é celíaco. Em relação a nutrientes ele não tem muito, sua utilização é mais por sua ótima textura e aparência. O sabor é bem neutro e por isso o tempero é muito importante para acertar a receita. Ótima sugestão para as festas de fim de ano e é muito bem acompanhado por arroz e farofa. Pode ser temperado e frito com cebola, refogado ou com molho madeira, há algumas versões vegetarianas excelentes de molhos. Use a criatividade e adapte aquela receita da vovó que vc sente saudades e por questões éticas e em respeito a vida não se alimenta mais.
versão frita com cebola foto: Nayara Assunção |
Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
2 litros de água
50ml de shoyo
Modo de preparo:
Sova:
Misture água(1xic a 2 xic) aos poucos na farinha de trigo até dá o ponto para sovar, se necessário acrescente mais farinha de trigo. Sove por 10 minutos, junte a massa e coloque em uma vasilha para descansar.
Descanso:
Como cresce, coloque em uma vasinha um pouco maior. Preencha a vasilha com água até cobrir e deixe descansar entre 2h e 8h, conforme a preferência, na geladeira.
Lavagem:
Após esse período descarte a água e lave a massa até sair o amido e ficar somente o glúten, no início a água estará leitosa e no final transparente. A textura do glúten pode variar conforme esse momento de lavagem, o interessante é parar quando a água estiver levemente turvada, ainda com amido. Após esse processo a textura do glúten será esponjosa e a coloração acinzentada.
Cozimento:
Em uma panela de pressão adicione o shoy, o glúten e complete com água até cobri-lo. Deixe cozinhar por 15 a 20 minutos após a pressão.
*Pode utilizar farinha enriquecida com glúten ou somente a farinha de glúten, dificilmente encontrada no Brasil e que somente com a água torna-se esponjosa e dispensa o processo de sova, descanso e lavagem.
*Já deixei de molho por 1h e por até 24h porque sempre faço e às vezes estou com pressa e em outras esqueci. Por experiência achei que o tempo não faz muita diferença e que 2h de descanso já é suficiente.
*Se preferir pode adicionar temperos e corantes naturais para cozinhar o glúten, já testei e não agregou muito sabor e inclusive o alho deu um sabor de amargo e não gostei.
*Após o cozimento o glúten está pronto para ser novamente temperado e preparado normalmente, sugiro reforçar o tempero de preferência porque ele é realmente bem neutro.
*Pode guardar por 2 ou 3 dias na geladeira com a água do cozimento ou espremer bem e congelar, assim sempre terá disponível para uso.
Receita testada por Nayara Assunção
Nenhum comentário:
Postar um comentário