terça-feira, 23 de junho de 2015

Já pensou no estrago que o lixo faz para os animais?

Quantos copos descartáveis são usados no mundo diariamente?
Você está contribuindo com isso?

Antigamente o lixo produzido pelas pessoas era a matéria orgânica gerada a partir da agricultura, da pesca e da pecuária. Com a Revolução Industrial e a facilidade em adquirir produtos processados e práticos um novo problema surgiu, o descarte de toneladas de lixo diariamente. Praticidade com o transporte, manuseio e armazenamento, fizeram com que as embalagens plásticas e de metal passassem a compor a maior parte do lixo agora produzido e as famílias, que antes enterravam seu lixo orgânico em suas próprias casas ou o utilizavam para compostagem passaram a descartá-lo, inconsequentemente, nas encostas dos rios, nos mares, nos terrenos baldios, nas entradas das cidades ou até mesmo nas próprias ruas.

Passa despercebido aos nossos olhos? Pra onde vai esse lixo? Essas agressões ambientais de disposição inadequada do lixo geram impactos ambientais que não podem ser aceitos pelo senso comum como "coisas normais" do cotidiano. Os problemas decorrentes se agravam cada dia mais com o crescimento populacional e consequente lixo gerado pelas pessoas, acarretando a contaminação do solo, rio e lençóis freáticos, proliferação de vetores transmissores de doenças, poluição visual, mau cheiro e morte de animais.



O acesso cada dia mais fácil a produtos industrializados e o consumo em massa, por diversas vezes, geram um lixo sem destinação apropriada, atraindo animais hospedeiros de doenças, como insetos e roedores, ou causando ferimentos e mortes em animais que têm contato ou consomem esse lixo. Milhares de animais morrem todos os anos engasgados, presos ou sufocados por lixo plástico descartado incorretamente ou que voaram de aterros e lixões. As tartarugas marinhas e os animais de ruas são as grandes vítimas desses lixos. Tartarugas confundem sacolas plásticas com águas-vivas, seu alimento primordial. Os cachorros à procura de comida nas sacolas de lixos, que são colocados no chão, acabam comento plástico junto com o resto de comida e engasgam. Gatos se ferem gravemente ao colocarem a cabeça dentro de latas metálicas.

De nada adianta, por exemplo, desligarmos a luz de nossa casas por 01 hora e no mesmo dia produzirmos um montante de lixo contendo cerca de 10 copos plásticos, 02 garrafas peta, 05 sacolas plásticas de mercado e mais pacotes de bolachas, mais embalagens disso e daquilo! Simples atos no nosso dia a dia podem salvar a vida de muitos animais. Evite jogar lixo nas ruas, nos vasos sanitários, guarde seus descartes consigo até achar a lixeira mais próxima ou até chegar em casa. Reaproveite todos os recipientes possíveis, use os potes de vidro para armazenar condimentos, para transportar sua salada ou guardar seu suco natural. Aprenda como utilizar ao máximo todos os seus alimentos, não só a polpa ou parte interna, mas as cascas, raízes e folhas. Conscientize-se de que a solução para os problemas sociais começa com cada um assumindo sua cota de responsabilidade e fazendo sua pequena parte. Pouco a pouco, fazemos a diferença no todo!
                     "Jogar lixo no chão é falta de educação e amor ao próprio espaço."

Escrito por Letícia Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário