Quantas vezes você já comprou ou consumiu algo achando que era vegetal, que era vegano, que era natural e na verdade não era nada disso?
Pensando nisso, veja só o que encontramos de origem animal por aí e fique atento.
O veganismo é um movimento que reivindica o direito dos animais. É um ato político contra a cultura e o comportamento social baseado na exploração animal, ou seja, vai muito além da alimentação. Veganismo não é dieta e não é moda. Veganos são vegetalistas, não consomem produtos, serviços e ideias que envolvam o uso de animais não humanos. A transição para o veganismo é um processo de mudança de comportamento e consumo.
Segundo a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), no Brasil estima-se que há 5 milhões de veganos. O acesso à informação sobre nutrição, sustentabilidade e principalmente aos processos da criação e abate tem sido os motivos para adotar a dieta vegetariana e o veganismo.
A seguir anotamos as principais informações para cada segmento, assim fica fácil você identificar o seu e conferir se estamos alinhados.
Entretenimento 🎡
Fuja de eventos e atrações com animais, eles são explorados, mau tratados e estão completamente fora de seu habitat e condições naturais. Anhh, mas aí vc me diz que eles não podem voltar para o habitat porque não sabem se virar mais, concordamos. Daí a importância de incentivar e lutar por mais santuários, locais sem fins lucrativos e voltado único e exclusivamente para a proteção animal.
Aquários, Zoológicos, Safaris, Circos com animais, comprar animais de estimação, comprar animais exóticos, tudo isso é cruel e financia somente o comércio que explora e lucra com vidas.
Moda e Acessórios
Fique atento aos tecidos e adereços utilizados. Couro, lã, seda e peles são de origem animal, geralmente tem um custo maior e são comuns em regiões mais frias. A dica para não comprar tecidos mesclados com lã ou seda é conferir a composição do tecido. Os demais tecidos estão liberados, diversas tramas de algodão e sintético derivado do petróleo. E lembre-se de que couro ecológico é couro animal do mesmo jeito.
Artesanato
Além da lã e couro que é comum, nada de camurça, penas, pérolas verdadeiras, madre pérolas, conhas, ossos ou algo do tipo.
Cosméticos
Além da garantia da empresa, selo ou informação oficial que não testa em animais, quem revende cosméticos deve estar atento a lista a seguir.
De origem animal: Lanolin (gordura da lã de carneiro), Beeswax / Cera Alba / Geléia Real (cera de abelha), Tallow ou tallowate (sebo bovino), Carmine ou CI 75470 (insetos amassados), Silk ou Hydrolized Silk ou Silk Aminoacids (bicho da seda), Gelatin (derivado de ossos bovinos ou suínos), Tutano (derivado de ossos bovinos), Milk protein (proteínas do leite), Emu oil (óleo de emu, uma ave como o avestruz), Natural hair (pelo animal natural em escovas e pincéis), Collagen ou Hydrolyzed Collagen (retirado dos ossos de animais), Elastin (retirado dos ossos de animais), Keratin ou Hydrolyzed Keratin (pode ser oriunda de pele, unha e pelo animal, ou de cabelo humano), Stearic Acid ou Stearate (pode ser gordura animal ou vegetal), Caprylic/Capric triglyceride (pode ser derivado de gordura animal ou vegetal), Hyaluronic Acid (pode ser placenta animal ou de origem sintética), Glycerin (pode ser derivado de gordura animal ou vegetal), Urea (pode ser urina de animais ou sintética), Panthenol (pode ser derivado de mel, ovos, carnes ou vegetal), Retinol (pode ser derivado de ovos, peixes ou leite.), Magnesium Stearate (pode ser gordura animal ou vegetal), Zinc Stearate (pode ser gordura animal ou vegetal).
Alimentação
A dieta vegetariana estrita faz parte do conceito veganismo. Estrito significa amplo, abrangente em origem vegetal. Não confunda com restrito, fechado ou pouco. A dieta vegetariana estrita ou baseada em plantas excluí todo ingrediente de origem animal.
Antes de consumir verifique se a empresa testa em animais ou adquiri insumos e matérias primas testadas previamente. Observe também se a marca é de uma empresa que pertence a algum grupo e conglomerado de empresas. Grandes multinacionais com unidades fabris no mundo todo estão frequentemente ligadas a exploração humana e animal, não se deixe enganar.
Origem animal:
- Carnes (boi, frango, porco, peixes, camarão, etc.)
> bacon, banha/sebo, presunto, mortadela, linguiça, calabresa, pepperoni etc.
- Leites animais e derivados
> leite de vaca de qualquer tipo, cabra e etc,
> Iorgutes, queijos, soro de leite, creme de leite, leite condensado, manteiga, margarina.
- Ovos e derivados
> Albumina
- Outros
> Gelatina, tempero Knorr, molho inglês, molho barbecue, molho de carne, temperos de origem animal como Hondashi e etc.
- Mel e derivados
> mel natural ou de qualquer tipo, geléia real, pólen e própolis.
- Aditivos Industrializados
> emulsificantes, corante Carmim/Cochonilha, caseína, caseinato, lactose, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina D, glicerina, conservantes ácidos graxos e etc.
Industrializados mudam a composição e rótulo com frequência, fique atento. Na dúvida, não use!
Dúvidas mais frequentes:
Emulsificante - confiamos somente no Marvi
Vitaminados ( Vit A, D e do Complexo B ) - De empresa com certificado vegano ou que forneceram laudo técnico da origem pelo SAC.
Margarina - Não existe margarina vegetal no Brasil, Becel azu possui vitamina D de origem animal. A alternativa é utilizar óleo vegetal ou creme vegetal como o vendido pela Primor.
Leite de Soja - Verificar se possui vitamina D de origem animal na composição. Marca Ades tem vitamina D animal.
Chantily - Não existe no Brasil chantily industrializado vegano, todos possuem derivados de leite ou ovos como o caseinato. A alternativa é utilizar a aquafaba, água do cozimento de leguminosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário